Mercededs e BMW ficam à frente das duas provas de Valência
Publicado por Alex Armellini em Formula E · 25 Abril 2021
No sábado, Nyck de Vries, da Mercedes-EQ, foi o primeiro a receber a bandeira
quadriculada em um dos E-Prix mais malucos da história da Fórmula E, à
frente de Nico Mueller (DRAGON/PENSKE AUTOSPORT) e seu companheiro de
equipe Mercedes, Stoffel Vandoorne. Administrar energia é fundamental em uma corrida de Fórmula E, e com o
MINI Electric Pacesetter Safety Car entrando cinco vezes no Circuito
Ricardo Tormo, as estratégias de administração de energia minuciosamente
calculadas pelas equipes saíram todas do previsto com os carros dando
uma volta a mais do que o esperado.
De Vries se contentou em seguir atrás do líder durante boa
parte da corrida, Antonio Felix da Costa (DS TECHEETAH), e economizar
energia para um ataque no final. E assim foi: o ataque foi um sprint de
duas voltas depois da última entrada do safety car. Porém, somente
aqueles mais precavidos e que economizaram energia útil tinham potência
suficiente restante nas células para completar a distância prolongada da
corrida.
O holandês de Vries ultrapassou da Costa com o português e
aqueles que o seguiam perdendo velocidade com a corrida terminando além
do previsto. Mueller e Vandoorne vieram logo atrás - o homem que perdeu a
Julius Baer Pole Position por um aspecto técnico e que foi parar no
final do grid colocou as mãos na taça de maneira incrível, subindo ao
pódio em terceiro lugar.
Nick Cassidy (Envision Virgin Racing), Rene Rast (Audi
Sport ABT Schaeffler), Robin Frijns (Envision Virgin Racing), da Costa,
Alexander Lynn (Mahindra Racing), Sam Bird (Jaguar Racing) e Lucas di
Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) completaram os 10 primeiros. Jake
Dennis (BMW i Andretti Motorsport) e Jean-Eric Vergne (DS TECHEETAH)
foram os únicos pilotos desclassificados.
Já no domingo, a pole de Jake Dennis já era prenúnciodo de que a equipe BMWi Andretti Motorsport não estava para brincadeira e Jake ficou 0,8 segundo à frente de Andre Lotterer (TAG Heuer Porsche) e
ficou com a Julius Baer Pole Position da Etapa 6 do E-Prix de Valência
DHL com a pista secando e favorecendo aqueles que entraram por último na
classificação.
O britânico teve a companhia de quatro de seus
compatriotas na Super Pole e aproveitou muito bem que o circuito estava
secando, inicialmente na disputa do Grupo 4 da classificação e depois
sendo o último piloto a completar sua volta na disputa dos seis pilotos
pela pole.
Na corrida se cumpriu o que foi prometido nas maiorias das entrevistas do jovem inglês de 25 anos, que sairia à frente e faria de tudo para liderar a prova controlando a energia e desenpenho de sua BMWi, liderando de ponta a ponta e vencendo a 6ª etapada da temporada da Folrmula E. Bem diferente da prova de sábado com tantos revezes e safety-cars.
A próxima prova será em Mônaco no dia 8 de maio.